segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

FUNDAÇÃO PÃO DOS POBRES

FUNDAÇÃO PÃO DOS POBRES



A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio foi criada em 1895, pelo cônego José Marcelino de Souza Bittencourt com o objetivo de amparar as viúvas e os filhos das vítimas da Revolução Federalista. Com o falecimento do seu fundador no ano de 1916 a Instituição passou a ser regida pela Congregação Lassalista.
Hoje, o objetivo da Fundação Pão dos Pobres é abrigar, alimentar e educar crianças e adolescentes, a partir dos 8 anos de idade, de baixa renda ou em risco social. Além da formação acadêmica, ao completarem 16 anos, são oferecidos cursos profissionalizantes nas áreas de marcenaria, mecânica automotiva, eletricidade predial, metalurgia e serralharia,oportunizando-lhes o desenvolvimento pessoal, profissional e uma nova perspectiva de vida e, isto, é possível através de seus Projetos:
CATI - CENTRO DE ATENDIMENTO INTEGRAL
Atende em Regime de Apoio Socioeducativo, crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com direitos ameaçados ou violados, visando a proteção integral, o direito a infância e o exercício efetivo da cidadania numa busca contínua no trabalho de formação integral. O CATI desenvolve ações de resgate da identidade, de formação e de educação, auxiliando e potencializando crianças e adolescentes na construção de sua autonomia e no seu projeto de vida. O foco pedagógico se dá no campo lúdico e relacional com a oferta de oficinas complementares nas áreas cultural, artística, desportiva e social. Tendo por princípio fundamental a promoção e a defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e de suas famílias.
CEP - CENTRO DE EDUCAÇÂO PROFISSIONAL





O Centro de Educação profissional do Pão dos Pobres tem como objetivo formar cidadãos e profissionais para o mundo do trabalho.
Atualmente atende mais de 500 adolescentes e jovens, a partir de 16 anos de idade nos cursos técnicos e cursos profissionalizantes, em vulnerabilidade social e em situação de violação de direitos. O CEP desenvolve seus cursos embasados no Programa da Lei da Aprendizagem (Decreto nº 5.598/2005).
Os principais cursos profissionalizantes oferecidos são: Elétrica Industrial e Predial, Mecânica de Automóveis, Serralheria, Marcenaria, Informática Básica e Manutenção de Computadores, Reparador de Circuitos Eletrônicos, Mecânica da Usinagem, Assistente Administrativo. Além destes, a Fundação também promove os cursos técnicos de Manutenção e Suporte em Informática e de Fabricação Mecânica, com duração de 1.000 a 1.600 horas. Junto com os cursos são desenvolvidas atividades de informática, gestão e cidadania, matemática e ginástica laboral. O CEP conta com ótimos laboratórios e com equipe técnica para acompanhamento e suporte ao educador e ao educando.
A frequência na escola regular, no turno inverso, é condição obrigatória para a permanência do jovem nos cursos desta Instituição.

POD SÓCIO EDUCATIVO
O POD Socioeducativo tem como objetivo melhorar as condições no cumprimento das medidas socioeducativas e a efetiva ressocialização dos jovens em conflito com a lei no Estado. É um programa organizado pela Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, a partir de ações concretas e inovadoras, onde o foco é ajudar a prevenir a violência e reduzir a reincidência do ato infracional entre os egressos da FASE. O Pão dos Pobres atende o Eixo II do POD Socioeducativo, que prevê apoio e acompanhamento ao jovem e à sua família, inserção social e no mercado de trabalho. Todos os educandos recebem auxílio financeiro de meio salário mínimo, além de passagens e alimentação. A Fundação também promove a inclusão em oficinas, cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar, atividades culturais e esportivas e encaminhamento para o mercado de trabalho.

A fundação conta com a ajuda de empresas e da sociedade. 

Com o trabalho da equipe de coordenadores da Fundação Pão dos Pobres e doações de brinquedos e alimentos além do trabalho de voluntários foi possível a realização do Natal das Crianças em 23 de dezembro.
     
FOTOS DO NATAL DAS CRIANÇAS































Nenhum comentário:

Postar um comentário